quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Férias e Livros

Sei que ler faz bem!
Mas ler sobre fotografia é muito melhor.
Sempre levo pra praia uma turma de livros de fotografia para ler, volto com a metade intacta.
Este ano levei só um.
"Cartas à um jovem fotógrafo" - Bob Wolfenson
Não posso dizer que gostei...
Posso dizer sim que não gostei muito. Chato, repetitivo e pouco interessante, seria criticar demais, vou dizer, foi chato para mim, pouco interessante para mim que não gosto de fotografia de moda e repetitivo para quem se entregar à uma leitura séria (que foi o que eu fiz). Não quero ser injusto, quero até que os amigos leiam o livro e me desmintam, afinal Bob Wolfenson é um dos 10 grandes nomes da fotografia brasileira contemporânea.
Logo que terminei o livro veio a vontade de devorar outro, mas só tinha levados este.
Fui a floripa e encontrei o "Os Diários da Luz Sublime" de Joe McNally (ídolo do Badalotti) . Mas para quem nunca leu um livro ou um post dele, sugiro começar por "O momento do clic", mais fácil e mais interessante. Luz Sublime começa com um tapa na minha cara - Se você acha que fotografia com flash não presta, você é um idiota, diz ele. Este livro me incentivou a aprender a realmente usar bem um pequeno flash. Estou tentando.
Já "O momento do clic" conta divertidas histórias sobre como ele faz suas fotos, mais risadas e menos compromisso. Além disso, quando se lê um livro do McNally, parece que ele está sentado do teu lado, contando a história. Experimente... (não é bada)
Mas como as férias terminaram, minha leitura agora é simples, básica e cheia de boas idéias. Em qualquer banca de revista se encontra "Fotografe sua Família" de Joel Sartore, pela National Geographic. Fácil de de ler, cheio de boas dicas e grandes idéias. Basicão, mas de lamber os beiços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário